Nesta segunda-feira, dia 01/04, o Instituto João Simões Lopes Neto promove a quarta edição do “Dia do Romualdo”. O evento contará com apresentações da Cia. Cem Caras de Teatro e inserções dos contos na programação das rádios Federal FM e RádioCom.
Cartaz do evento |
Popularmente conhecido como o dia da mentira, o 1 de abril inspirou a criação de uma data para celebrar a obra Casos do Romualdo de João Simões Lopes Neto. Com atividades distintas a cada edição, o Dia do Romualdo tem como proposta incentivar a comunidade pelotense a ter um maior contato com a obra do grande escritor da cidade.
Edição passada no Parque da Baronesa |
Nas edições passadas do evento houve apresentações de palestras, lançamento de livro e no último ano, um evento ao ar livre no Parque da Baronesa com mateada e leitura dos contos. Desta vez as “loratas” de Romualdo serão celebradas com apresentações teatrais e participação nas rádios locais.
Para ouvir um pouco dos ‘causos’ neste segunda, basta sintonizar nas rádios Federal FM (frequência 107,9) e RádioCom (frequência 104,5). Trechos do conto “Três Cobras” serão inseridos ao longo da programação diária das emissoras. Na tarde, a partir das 16h, será a Cia. Cem Caras de Teatro (do IF-Sul) que estará dando um pouco de vida a obra, com sua interpretação para o conto “A figueira”. A apresentação será no calçadão da cidade, em frente ao Café Aquários.
A obra
Publicados originalmente em formato de folhetim no extinto jornal Correio Mercantil, os Casos do Romualdo foram reunidos e lançados em um livro no ano de 1952. Nesses contos o personagem Romualdo protagoniza relatos de estórias com temáticas campeiras que causam risos e incredulidade no leitor. Papagaio que rezava missa, figueira que produzia laranjas e figos, cavalo que batia carreira com a chuva, são apenas alguns dos causos Romualdo narra com grande riqueza de detalhamento e a convicção de quem estava relatando a mais pura verdade.
Texto: Cassio Lilge
29.03.2013