Professor que está traduzindo obra de Simões Lopes palestrará no IJSLN
Professor que está traduzindo obra de Simões Lopes palestrará no IJSLN

Professor que está traduzindo obra de Simões Lopes palestrará no IJSLN

O Instituto João Simões Lopes Neto promove nesta quarta-feira (15) palestra com o professor M. Michel Le Grand, da Universidade de Aix-Marseille (França). O prof. Le Grand está atualmente traduzindo a obra Contos Gauchescos para o francês e se encontra no Brasil pesquisando e buscando um maior domínio do ambiente cultural e histórico do escritor pelotense. Na palestra irá abordar o conto “Os Cabelos da China”, sob o ponto de vista do tradutor.

A palestra ainda terá como convidado o professor Luís Augusto Fischer, que participará como mediador. Professor de literatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fischer foi um dos responsáveis pela publicação de dois livros inéditos de Simões Lopes no passado (saiba mais).


Michel Thierry Le Grand
nasceu no sul da França, em Aix en Provence. Professor de francês e inglês em instituições da França, Guiana Francesa, Estados Unidos, Inglaterra e em Portugal, ele atua também fazendo traduções em diferentes áreas.

Atualmente está matriculado no Programa de Doutoramento em Literatura Comparada da Universidade Aix-Marseille, que inclui uma parceria, em regime de cotutela, com o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Já traduziu “Incidente em Antares” Erico Verissimo” e crônicas de Luis Fernando Verissimo, reunidas em uma antologia organizada pelo próprio tradutor. Atualmente, encontra-se traduzindo as obras Contos Gauchescos e Lendas do Sul de João Simões Lopes Neto. “O maior desafio – e encantamento – é tentar passar para o francês as sutilezas do vocabulário regionalista, levando em conta a maneira como Simões Lopes Neto utiliza as formas dialetais combinadas à linguagem de padrão nacional e a uma extraordinária inventividade e criatividade para construir a voz única do personagem-narrador Blau Nunes”, afirma Le Grand.

Na tarde de quarta-feira os professores Michel Le Grand e Luís Fischer irão visitar à Estância da Graça (onde o escritor pelotense viveu a infância). Acompanhados do presidente do IJSLN, Antonio Carlos Mazza Leite e concelheiro do Instituto, o Fausto Domingues.

O evento marca o início de atividades culturais em 2014, ano em que o Instituto João Simões Lopes Neto dedicará ao centenário dos “Casos do Romualdo”.

Data: 15/01/2014, quarta-feira.
Horário: 19h00
Local: Rua Dom Pedro II, 810.