Encerrou-se na noite de ontem (26) o Projeto João Simões Lopes Neto – O escritor da alma gaúcha. A cerimônia ocorreu na sede do Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) contando com a exibição do curta metragem Contrabandista – adaptação do conto simoniano – e apresentação do relatório do projeto.
Henrique de Freitas Lima falando sobre a adaptação de Contos Gauchescos para as telonas |
O escritor da alma gaúcha
Promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e pela Associação Lígia Averbuck, e tendo como parceiros o IJSLN e Cinematográfica Pampeana, o projeto percorreu o estado com atividades comemorativas ao centenário da obra Contos Gauchescos. Ao todo foram cerca de 4.000 pessoas que participaram diretamente da programação que passou por 10 cidades gaúchas.
Com o objetivo de incentivar o público estudantil e a comunidade em geral a apreciar o universo simoniano, o projeto incluiu as seguintes ações: distribuição de 3.000 exemplares da edição especial (patrocinado pela Panvel Farmácias) do livro Contos Gauchescos e Lendas do Sul para escolas públicas, exposição itinerante de banners que contavam um pouco da vida e a obra de Simões Lopes Neto e projeção do filme Contos Gauchescos para estudantes e comunidade, com debate com o diretor Henrique de Freitas Lima.
Cerimônia com exibição de curta
O evento se iniciou por volta das 19h, com Henrique de Freitas Lima fazendo a leitura do relatório do projeto. O presidente do IJSLN, Antônio Carlos Mazza Leite aproveitou a ocasião para convidar a todos para as próximas palestras promovidas pelo Instituto que irão acontecer nesta semana, nos dias 29 e 30, e também para noticiar que o projeto de lei, que dá ao aeroporto de Pelotas o nome de João Simões Lopes Neto, foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, o que deixa muito encaminhado esta justa homenagem.
Curta metragem Contrabandista sendo exibido |
Recentemente chegou aos cinemas de todos o estado o filme Contos Gauchescos, onde o diretor Henrique de Freitas levou para as telonas personagens como Chico Ruivo, Jango Jorge e o impagável Blau Nunes. O filme é composto por cinco episódios: o Documentário sobre a vida e o legado do escritor, que abre o filme, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial. Para a ocasião de ontem foi escolhido a adaptação de Contrabandista. Antes da sessão começar, Freitas revelou aos presentes que o filme que já havia sido adquirido pelo Canal Brasil, agora foi negociado com a RBS TV.
Após a sessão ainda houve um coquetel, com comes e bebes, onde os presentes puderam confraternizar.
Coquetel servido após a sessão do curta
|
Texto e Fotos: Cassio Lilge
27.11.2012