Palestra Mário Mattos – “Aposta e Morte no grande João Simões Lopes”
Palestra Mário Mattos – “Aposta e Morte no grande João Simões Lopes”

Palestra Mário Mattos – “Aposta e Morte no grande João Simões Lopes”

Ocorreu nesta quinta, 26 de abril,  no Instituto João Simões Lopes Neto, a palestra “Aposta e Morte no grande João Simões Lopes” ministrada pelo artista plástico e estudioso da obra  de Simões Lopes, Mário Mattos. O evento faz parte do ciclo de palestras em comemoração ao centenário de publicação da obra “Contos Gauchescos”.
Este foi o quarto encontro do ciclo, que prevê um total de 19 palestras – uma para cada Conto Gauchesco. O conto abordado nesta ocasião foi o Jogo do Osso. 


Por volta das 19h o presidente do Instituto, Antônio Carlos Mazza Leite, fez a abertura do evento com a apresentação do palestrante. Mário Mattos é um dos pioneiros nos estudos da obra de Simões Lopes em Pelotas, coordenando reuniões do Núcleo de Estudos Simonianos desde 1994.
Mário Mattos sendo apresentado pelo presidente Antônio Carlos Mazza Leite

Inicialmente M. Mattos fez a leitura do conto na íntegra, enquanto eram projetadas pinturas – de sua autoria – ilustrando momentos do conto. O Jogo do Osso tráz o personagem Blau Nunes narrando a história de Chico Ruivo, domador e agregado de uma estância, que no seu vício pelo jogo acaba perdendo todos seus pertences, colocando por fim até sua companheira Lalica em jogo.

Mário Mattos fazendo a leitura do conto, no fundo a imagem de Chico Ruivo
Após a leitura do conto, o palestrante percorreu o auditório Carlos Reverbel fazendo questionamentos aos presentes sobre vários pontos do conto. O público, que não se fazia em grande número, se mostrou muito participativo e acalorou a discussão. 

Mário Mattos ouvindo colocações dos presentes

Próxima palestra

A próxima palestra está marcada para o dia 17 de maio,  nessa ocasião o ministrante será o escritor e historiador Mario Osorio Magalhães, o conto abordado será  “O Chasque do Imperador”.