Palestra com Maria Arita Garcia
Palestra com Maria Arita Garcia

Palestra com Maria Arita Garcia

Foi realizado na noite de ontem (11) mais uma palestra na Casa do Capitão. Na ocasião a professora Maria Arita Madruga Garcia esteve nos contando um pouco sobre a sua atuação na divulgação da obra de Simões Lopes Neto junto a escolas e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Maria Arita palestrando no IJSLN
A palestrante da noite, Maria Arita, é graduada em matemática e possui mestrado em meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas. Faz parte do comitê de indumentária do Estado e foi diretora Cultural da 26º Região tradicionalista por quatro anos. Atualmente é responsável pelo caderno Piá 21 que sai juntamente no Jornal Eco da Tradição. Nesta publicação tem mantido, desde de janeiro deste ano, matérias sobre a obra de Simões Lopes, tema que seguirá sendo abordado até o fim do ano pelo caderno.

A palestra
A palestra se iniciou por volta das 19h15 com o presidente do IJSLN, Antonio Carlos Mazza Leite saudando todos os presentes e apresentando a palestrante. Maria Arita começou falando um pouco sobre o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), contou-nos também um pouco sobre o caderno Piá 21, convidando a quem quiser colaborar com textos sobre a obra de Simões Lopes. Sobre os projetos desenvolvidos em CTGs e escolas da região, Maria Arita destacou as várias formas de instigar as crianças a terem um maior contato coma literatura simoniana. E no encerramento nossa palestrante ainda esteve declamando um poema de sua autoria, sobre o chimarrão, inspirado no conto “O Mate do João Cardoso”.
No espaço de aberto a perguntas e consideração a participação do público foi intense. Fez-se um breve relato da trajetória do movimento tradicionalista gaúcho, em um grande debate. Um dos presentes pontuou que o papel do tradicionalismo é: “trazer um pouco da história do gaúcho, dentro disso está colocar em evidencia Simões Lopes Neto”, considerou.
Maria Arita mostrando materiais usados em trabalhos nas escolas
Texto: Cassio Lilge
Fotos: Pedro Henrique Costa Krüger
12.04.2013