Palestrará, na próxima quinta-feira (17) no IJSLN, o escritor pelotense Mario Osorio Magalhães. Mario é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Belgrano em Buenos Aires na Argentina e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.
No dia 17 falará, no 5º encontro em comemoração aos cem anos de “Contos Gauchescos”, no Auditório Carlos Reverbel, sobre o conto “Chasque do Imperador”, que Mario acredita passar-se em parte na cidade de Pelotas.
Em resumo, o conto fala sobre uma visita que fez o Imperador à casa “dum fulano, sujeito pesado, porém mui gauchão”, acompanhado de Blau, na qual o anfitrião serviu apenas doces ao convidado, pensando que “as pessoas reais só se tratavam a bicos de rouxinóis e doces e pastéizinhos”. Porém, em certo momento, depois de já estar “enfarado” de doces, o Imperador pede por “um feijãozinho, uma lasca de carne” e acaba churrasqueando com o dono da casa.
A respeito de Simões Lopes, Mario Osorio Magalhães organizou a coletânea “Negrinho do Pastoreio e outras histórias” (que será sorteada na quinta-feira em https://www.facebook.com/#!/institutojsln) além do ensaio “Simões Lopes Neto e Pelotas: a influência da cidade sobre a obra regionalista do seu maior escritor”.
Entre suas obras encontram-se mais de duas dezenas de livros sobre a história da cidade de Pelotas e do Rio Grande do Sul, estando entre eles “História e Tradições da cidade de Pelotas”, “Opulência e Cultura na Província de São Pedro”, “Os Passeios da Cidade Antiga”, “História do Rio Grande do Sul” e o recentemente lançado “Pelotas Princesa”.