Amanhã, dia 14 de junho, o Instituto João Simões Lopes Neto receberá mais um admirador e estudioso de Simões para dar continuidade às comemorações do centenário de “Contos Gauchescos”. Desta vez, a convidada é Jaqueline Thies Koschier. Jaqueline é professora no IF-Sul e, em entrevista à assessoria de imprensa do Instituto, falou um pouco sobre a literatura regionalista na escola.
Jaqueline Thies Koschier |
1. De onde surgiu teu interesse pelo estudo de literatura e, consequentemente, literatura regionalista como a de Simões?
Sempre gostei muito de ler, sou frequentadora assídua de bibliotecas desde o ensino fundamental; Foi por acaso que encontrei um conto de Simões, O contrabandista, e me apaixonei pelo personagem Jango Jorge. Após a leitura deste, busquei os outros contos, e acabei gostando de todo o livro.
Quando estava no quarto semestre de Letras, fui selecionada para ser bolsista do prof. Claudio Cruz, em um projeto que visava recuperar a fortuna crítica de João Simões Lopes Neto no jornal Correio do Povo. Desde então, o prazer lúdico somou-se aos estudos acadêmicos.
2. Como enxergas, nos dias atuais, a linguagem característica que Simões trouxe em suas obras? Ela interfere no estudo de literatura entre os jovens?
A linguagem é sempre algo muito dinâmico, e como tal, vive em constante processo de transformação; a linguagem simoniana é diferenciada e causa estranhamento, principalmente, aos jovens urbanos contemporâneos, os quais não têm mais contato com expressões típicas do “interior” e do século XIX. Entretanto, como os temas simonianos são universais, o entendimento geral da obra não é comprometido.
3. E na escola, os adolescentes recebem com entusiasmo/interesse a literatura regionalista? Como ela é difundida?
Infelizmente, obras literárias são pouco trabalhadas na escola; Há uma série de propostas para se trabalhar bem com literatura, mas nem sempre os currículos escolares se adaptam às necessidades literárias;
Quanto ao entusiasmo dos alunos, este depende de “quando e como” as atividades serão propostas.