Foi protocolado, pelo deputado federal Fernando Marroni (no dia 10/04), o projeto de lei que atribui ao aeroporto de Pelotas o nome oficial de Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto. O texto já está tramitando na Câmara dos Deputados e será apreciado na Comissão de Viação e Transportes e na de Constituição e Justiça para ir a Plenário.
Surgido no começo do século passado, inicialmente como uma pequena estação de passageiros, o aeroporto passou a operar oficialmente com o nome Aeroporto de Pelotas no ano de 1935. No final dos anos 90 recebeu fortes investimentos, que possibilitaram uma completa modernização com a duplicação do terminal de passageiros. Após isso, no ano de 2001, começou a receber vôos internacionais. Passa então, a se chamar Aeroporto Internacional de Pelotas.
Atualmente o aeroporto conta com linhas para as cidades de Porto Alegre e Rio Grande, operadas pela empresa NHT Linhas Aéreas, num total de quatro vôos diários (seg. à sex) para cada um dos destinos. Principal porta para as aeronaves da FAB – Força Aérea Brasileira – que demandam a base brasileira da Antártida, o aeroporto também é frequentado por aeronaves da aviação executiva e agrícola.
Vale ressaltar ainda, que a companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras demonstrou forte interesse em implantar uma linha aérea no aeroporto pelotense. Embora os diretores da empresa não confirmem, especula-se que seria uma linha ligando Pelotas a Campinas, com escala em Porto Alegre. Por enquanto, aguarda-se da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) as devidas adaptações que o aeroporto precisa sofrer para receber aeronaves de médio porte.
Sob essas perspectivas, que nos levam a crer em um fluxo cada vez mais intenso para o futuro de nosso aeroporto, é muito bom ter a notícia dessa possível homenagem a Simões Lopes Neto. A campanha que começou no programa Pelotas 13 horas, ganhou força com o apoio do deputado Fernando Marroni e de toda comunidade pelotense, e tem tudo ser bem sucedida.