Na noite da última quinta-feira, no Instituto João Simões Lopes Neto, ocorreu a palestra do professor Luís Borges. Foi o 16º encontro do ciclo de palestras em comemoração ao centenário de Contos Gauchescos. O título da palestra foi “O milagre de Natal em Lygia Fagundes Telles e Simões Lopes Neto – uma abordagem do Menininho do Presépio”, que aborda o conto “O Menininho do Presépio”.
Durante o encontro, Luís Borges se ateve apenas ao João Simões Lopes Neto artístico. Segundo o professor, o talento do escritor pelotense é demonstrado no incrível modo em que aborda temas políticos, educacionais – e até mesmo filosóficos – sem comprometer a sua arte, a sua obra. Sobre o conto, segundo Luís Borges, há poucas abordagens e estudos sobre “O Menininho do Presépio”. Tal panorama foi a motivação necessária para a escolha do conto para o 16º encontro.
Ao final da palestra, Luís Borges dedicou o encontro a Mario Osorio Magalhães, grande historiador que faleceu no dia 18 de setembro deste ano.
O palestrante
Luís Borges é professor, crítico e historiador literário, poeta e tradutor. Possui licenciatura em Filosofia, pós-graduação em Literatura Brasileira, especialização em Letras clássicas e mestrado em Educação. Atualmente é doutorando em Educação e Teologia, coordenador regional de Educação e Cultura da Igreja do Evangelho Quadrangular, membro do Núcleo de Estudos Literários do IFSUL, membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação da FaE/UFPEL e vice-presidente da Associação de Teólogos Evangélicos do RS.
Texto: Eduarda Schneider Lemes, Pedro Henrique Costa Krüger
Fotografia: Cassio Lilge, Jéssica Gebhardt
09.11.2012