Hoje, quinta-feira (31), o Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) tem a satisfação de receber o professor e historiador Eduardo Arriada. Ele fará a palestra intitulada “Duelo de Farrapos: entre a ficção e a história” às 19h no auditório Carlos Reverbel, no próprio IJSLN. O evento faz parte do ciclo de palestras em comemoração ao centenário dos contos gauchescos.
A palestra “Duelo de Farrapos: entre a ficção e a história” visa uma discussão entre o discurso literário e o discurso histórico, as suas aproximações e afastamentos, suas fronteiras e identidades. Além de propor uma análise de como certos fatos são abordados pela literatura e pela história e interpenetrar nos processos sociais e simbólicos dessas construções. Partindo de pressupostos discutidos há muito tempo por Michel de Certeau, Paul Ricoeur, Walter Benjamin.
Eduardo Arriada é professor da Faculdade de Educação (Fae/UFPel), mestre em história e doutor em educação, ambos pela PUC/POA, além de membro do CEIHE (Centro de Estudos e Investigação em História da Educação). Eduardo tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre história da educação no Rio Grande do Sul e Pelotas; produção e circulação de livros didáticos; história das livrarias e editoras.
Também publicou diversos livros, onde salientamos: Pelotas: Gênese e desenvolvimento urbano (1780-1835), Pelotas: Armazém Literário, 1994 e A educação secundária na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul: a desoficialização do ensino público.