Neste sábado, dia 27, chega a Pelotas o projeto “O Negrinho do Pastoreio – Uma década de teatro/Um século de história”. O espetáculo de rua promovido pela Companhia Oigalê de Porto Alegre homenageia a lenda que ficou famosa na escrita de Simões Lopes Neto. A apresentação na cidade será Praça Coronel Pedro Osório, às 16h.
Oigalê apresentando O Negrinho do Pastoreio |
Neste ano de 2013, comemoram-se os cem anos da primeira publicação da obra Lendas da Sul. Há dez anos atrás a Companhia Oigalê apresentava pela primeira vez a adaptação da lenda “Negrinho do Pastoreio”. Por essa coincidência de datas, a Companhia está comemorando e celebrando a obra e o espetáculo com uma série de apresentações gratuitas nos meses de março, abril e maio do corrente ano.
Proposta de corredor cultural
Composto por 16 apresentações gratuitas, o projeto passará por parques e praças de um total de 13 cidades do Rio Grande do Sul, caracterizando-se assim como um corredor cultural. Segundo a organização do Oigalê o propósito desse corredor é de ter “uma forma de difundir e democratizar a arte cênica de rua para os mais variados públicos de forma otimizada”.
Além do espetáculo que reconta a lenda daquele que se tornou o “guardião de objetos perdidos”, ainda será realizado ao final de cada apresentação, um debate com o público presente. No objetivo de fomentar junto ao público a reflexão e a discussão sobre a produção cultural de rua.
No domingo, dia 28, será a vez do Cassino receber o espetáculo. Para mais informações acesse o site: http://www.oigale.com.br/
Clique na imagem para ver todas datas |
Texto: Cassio Lilge
Imagens: divulgação