A partir de hoje (09) entra em cartaz no Cine Art de Pelotas o filme Contos Gauchescos. Com direção de Henrique de Freitas Lima, o filme leva pras telas um pouco do universo simoniano contido nos livros. A estréia na capital e em outras cidades ocorreu no fim de semana passado, agora chega à Pelotas juntamente com os equipamentos que irão permitir aos pelotenses desfrutarem de filmes em qualidade digital.
Filmado nos municípios de Pelotas, São Gabriel e Piratini, o longa é dividido em cinco episódios: o Documentário sobre a vida e o legado do escritor, que abre o filme, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial. Seu elenco foi composto por atores prestigiados dentro da cinema nacional, como Pedro Machado, que conduz o filme no papel de Blau Nunes, e por talentos ainda desconhecidos do público. Vale também ressaltar a estréia do músico e compositor Cristiano Quevedo atuando nas telonas.
Cenas do filme |
Contos Gauchescos, o filme, já cumpriu agendas internacionais, participando do Festival Internacional de Cinema de Montevidéu e de um evento comemorativo ao centenário do livro na Universidade Livre de Berlim. No cinema de Pelotas o filme, inicialmente, ficará em cartaz por uma semana, com sessões às 14h20 e às 19h.
Um dos principais objetivos da adaptação de Contos Gauchescos é o de criar uma nova via de ingresso à obra de Simões Lopes. Inclusive, a intenção da produtora responsável pela distribuição do longa é de facilitar as condições de acesso do filme em universidades, escolas e cursos pré-vestibulares.
Realizado pela Cinematográfica Pampeana e a APEMA como Produtora Associada, Contos Gauchescos é patrocinado, com o apoio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e da Lei Rouanet, pelo Grupo CEEE, Celulose Riograndense, Empresas Randon, Banrisul Consórcio, Ecosul, Sulgás e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. O Instituto João Simões Lopes Neto é parceiro da iniciativa, também apoiada pelas Prefeituras Municipais de Pelotas, São Gabriel e Piratini.
Assista o trailer Contos Gauchescos
Texto: Cassio Lilge
Imagens: divulgação